- Área: 7500 ft²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Naho Kubota, Benjamin Cadena, Ambiente Familiar
-
Fabricantes: Accesorios y Acabados
Descrição enviada pela equipe de projeto. Studio Cadena, com sede na cidade de Nova Iorque, projetou Masa, um novo restaurante em um bairro residencial no norte de Bogotá, Colômbia. O restaurante foi construído em uma escala residencial, no lote de uma antiga casa. Este é o segundo maior espaço projetado pelo escritório para essa empresa. O primeiro, também em Bogotá, é uma cafeteria que abriu as portas em 2014. O edifício de 697 m2 se organiza como um agrupamento de volumes diferentes, mas interligados, cada um com uma função particular. Em uma esquina se encontra uma cafeteria e uma padaria, que flui até a área de entrada central que está adjacente a um volume de restaurante e espaço comercial separado.
O pátio ao ar livre oferece assentos no jardim e conecta os espaços públicos com a cozinha na parte posterior. Elementos como uma longa barra de concreto, uma estação de serviços cilíndrica revestida de madeira e uma plataforma de assentos de vários níveis na entrada servem para modular o espaço. O fundador e diretor do Studio Cadena, Benjamin Cadena, comenta sobre o projeto: "A ideia é que tudo esteja conectado, mas que os espaços permaneçam fragmentados para a intimidade. Em qualquer espaço do restaurante é possível escutar ou sentir cheiros que dão uma ideia dos espaços adjacentes, mas não está completamente aberto. O projeto define diversos volumes espaciais, mas permite mover-se através deles com a liberdade de uma planta aberta".
Do exterior, as janelas e a entrada triangulares abrem a fachada para a rua, satisfazendo a vida da calçada e revelando a vida dentro do restaurante. As janelas geométricas, incluindo uma grande circular que aponta para o jardim a partir da cozinha, se somam à qualidade lúdica e gráfica da linguagem interior-exterior do espaço. Cadena afirma que "a continuidade interior-exterior deste projeto é intencional, mas representa um desafio em Bogotá, onde o clima é perene de primavera ou outono, e pode ser frio e úmido. Neste caso, queríamos garantir que sempre fosse possível sentir a presença do que está acontecendo e que o espaço permanecesse aberto para si mesmo e para a rua, sendo atrativo para a cidade".
A diversão contínua nas superfícies, acessórios e mobiliário, todos desenhados pelo escritório. Os diversos desenhos escultóricos de iluminação servem para diferenciar os volumes: os grandes globos de papel iluminam o café da esquina, enquanto a malha metálica pintada à mão que desce do teto recebe a luz natural no volume médio. Um piso único feito de telhas de terraço grandes e fundidas à mão, incrustadas dentro do terraço tradicional, cobre os espaços públicos internos. As paredes foram feitas com concreto texturizado, moldado em obra.
Estes elementos surgem de um interesse nas técnicas de atualização que se utilizam em geral em Bogotá (como o terraço), assim como na introdução de outras que são exclusivas da região. Tudo isso faz parte de um contexto de desenho livre, com referências cruzadas e um restaurante que requer um mínimo. "A estratégia do ponto de vista do projeto foi deixar a arquitetura se encarregar do trabalho", diz Cadena.